Havia um homem chamado Lázaro


 


João 11:1-15

Contexto apresenta Lázaro ainda doente, suas irmãs preocupadas com seu estado de saúde, enviam alguém na missão de avisar Jesus sobre a sua situação.

Quando Jesus recebeu a notícia, ele estava no outro lado do rio Jordão, pelo menos 40km de distância de Betânia. Considerando uma caminhada de 30Km por dia nas condições da região, O Senhor e seus discípulos demorariam pelo menos dois dias até Betânia. Isto nos leva a deduzir que o mensageiro saiu de Betânia quando ainda Lázaro estava vivo, também demorou pelo menos o mesmo tempo para chegar ao Senhor, e que Lázaro morreu naquelas circunstâncias quando o Mestre diz “Lazaro Morreu”.

Jesus, mesmo sabendo que Lázaro estava morto, decidiu ainda ficar dois dias na Transjordania. A palavra TOTE, original nos textos gregos, pode ser traduzido mais precisamente como: “então” ou seus sinônimos “por isso” “logo” “assim”. Explicando o motivo pelo qual ele quis demorar ainda mais antes de ir até Betânia.

Porém o Mestre já havia falado “Jesus disse: "Essa doença não acabará em morte; é para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por meio dela".

Nada do que temos ou somos é somente nosso. Uma das coisas mais lindas que o evangelho nos ensina é compartilhar. Até mesmo as bençãos ou os milagres que acontecem em nossa vida não são só em especial para nós. Tudo tem uma grande estratégia Divina. Nós só conseguirmos enxergar o que nossos olhos e mentes limitadas podem ver e pensar. O Deus encarnado estava no meio deles, mas eles não conseguiam entender. Se Ele falou, Ele vai fazer.

A partir do verso 21, Jesus chega em Betânia, Marta corre até Jesus. ""Disse Marta a Jesus: "Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido.”""

Por diversas vezes, vamos correndo ao Mestre sem saber qual é seu desejo, nós já colocamos o nosso desejo na frente do dEle. Marta queria cura, Jesus queria ressurreição. Nem esperamos Deus se apresentar a nós, já saímos atropelando, pedindo, sem esperar Ele falar, sem esperar acontecer a sua vontade, que é boa, perfeita e agradável. Como falamos, a nossa limitação, muitas das vezes nos tira do foco do que Deus quer fazer por nós. Enquanto Deus, com sua infinita misericórdia, quer apenas que confiamos nEle. O Mestre volta a dizer que iria ressuscitar Lázaro, mas ela ainda não entendeu.

Deus pode fazer algo bem maior na nossa vida e ela não vai ser apenas na nossa vida. O texto diz “para que vocês creiam” e também diz “; é para a glória de Deus”. Ele não disse para que VOCÊ, Ele diz “vocês” e complementa que é pra glória de Deus. Se a sua benção não for para abençoar a outros, se não for para glorificar ao Senhor, estamos sendo como Marta.

Verso 38 – Jesus chega ao sepulcro, já não se trata mais apenas do pedido de cura de Marta por Lazaro, mas de uma ressurreição, agora não só de Lázaro, mas de todos aqueles que estavam presentes. Todos precisavam acordar, ter vida. Lazaro foi ressurreto no corpo carnal e ao ouvir a voz do Mestre, foi ressurreto no espiritual. Os que estavam presentes, antes mortos pela falta fé, agora estavam também ressurretos pelo milagre de Jesus.

Jesus trouxe VIDA, assim como diz no verso 24-26 “eu sou a ressurreição e a vida”. Jesus foi acordar Lazaro, Marta, Maria, os discípulos, e hoje Ele te chama para acordar você. Chega de estar morto, chega de viver na imundície, do corpo cheirar a podre. Jesus trouxe vida, e Ele diz “você crê?”

Para ter vida é preciso que algo esteja morto. É preciso que a gente morra primeiro. Para que se tenha um jardim, muita árvore precisa morrer. Os teólogos Moloney e Harrington enxergam nesta ressurreição um "milagre essencial" que inicia uma sequência de eventos que levará à crucificação de Jesus. Eles consideram-no como um "ressurreição que irá levar à morte", no sentido de que a ressurreição de Lázaro levará à morte de Jesus. Lembra no Eden? Após o pecado estabelecer a nossa morte, Deus sacrifica um animal para tapar a nossa nudez. Também houve morte para haver vida nesse exemplo.Temos que matar muita coisa dentro de nós todo dia. Todo dia temos que morrer para o Senhor nos dar vida. Essa carne é podre. É fraca. Mas nós temos aquele que é a ressurreição para todo dia que eu levantar olhar pro céu e clamar Ele com sua misericórdia nos enche de Graça e vida. Ele é a fonte de água viva! Sem ele estamos mortos de novo.

 

João 12:9-11 : "Enquanto isso, uma grande multidão de judeus, ao descobrir que Jesus estava ali, veio, não apenas por causa de Jesus, mas também para ver Lázaro, a quem ele ressuscitara dos mortos.Assim, os chefes dos sacerdotes fizeram planos para matar também Lázaro, pois por causa dele muitos estavam se afastando dos judeus e crendo em Jesus.

Jesus ressuscita Lázaro. Ele trouxe vida a quem perdeu. O milagre que Ele fez em você, agora é para chamar outros para experimentar o mesmo.

O maior milagre que existe não é um mar ser aberto, descer fogo do céu ou alguém ser ressuscitado. É uma pessoa ser transformada na sua conversão pela ação do Espirito Santo, e se tornar semelhante a Cristo.

Jesus quando nos transforma, causa reboliço em todos a nossa volta, fazendo assim muito querendo entender ou experimentar o que de fato aconteceu na nossa vida. Antes eu era, hoje Ele é. Quando recebemos essa nova vida, nosso entendimento, atmosfera, dúvidas, tudo muda. Tudo que a gente pensava antes, passa a ter outra perspectiva, agora com base na eternidade.

 


Escrito por Roger Pimenta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O agir comum de um Deus incomum